quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como mudar-se a si próprio e, já agora, o mundo


O Pai-Nosso. Uma ajuda para uma vida autêntica
Anselm Grün
Paulinas
128 páginas

“Nós, cristãos, rezamos diariamente o Pai-Nosso. Mas, muitas vezes, isso é apenas uma rotina. Já não sabemos aquilo que estamos a rezar. A uns, incomoda-os os pedidos individuais que não compreendem. Para outros, as palavras tornaram-se vazias e estranhas”, escreve Anselm Grün nas primeiras páginas desta obra. No entanto, o Pai-Nosso é o resumo de todo o evangelho (dizia Tertuliano, cristão do séc. II-III). É um guia para uma vida abençoada por Deus (dizia Gregório de Nisa, Padre da Igreja do séc. IV). É a nossa possibilidade de participar na oração de Jesus, a única que ensinou expressamente aos discípulos.

Este livro explica passo a passo a oração transmitida por S. Mateus (a que mais se assemelha com o Pai-Nosso e que todos sabem de cor) e apresenta, numa segunda parte, um guia para a oração no Evangelho de S. Lucas, que por vezes é conhecido como “o Evangelho da oração”.

Anselm Grün sabe que hoje “corremos de facto o risco de distorcer o sentido da espiritualidade, transformando-a num círculo de narcisismo à nossa volta”. Isso acontece quando se reduz a oração a uma espiritualidade do bem-estar, que não produz frutos para a sociedade, não é actuante, não é interventiva. O Pai-Nosso, bem rezado, centra-nos no núcleo do Evangelho, leva-nos a assumir o espírito de Jesus, o espírito de filhos, a rezar com palavras encarnadas na vida, a pedir a vinda do Reino.

Pessoas que rezem conscientemente o Pai-Nosso – e é para aumentar essa consciência que o livro foi escrito -, individual ou comunitariamente, tornam o mundo à sua volta mais luminoso, mais humano e mais cristão.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...