O Cardeal Rouco Varela, de Madrid, tinha previsto para hoje uma conferência na Facultad de Económicas y Empresariales da Universidad Autónoma de Madrid sobre "El Dios desconocido para los españoles del siglo XXI", mas teve de desistir devido aos protestos de várias associações de estudantes e de grupos anti-sistema. Li aqui.
O caso assemelha-se ao de Bento XVI, impedido de falar na Universidade “La Sapienza”, no dia 17 de Janeiro de 2008.
É curioso como a liberdade de associação e de expressão de alguns serve para impedir a liberdade de expressão de outros. Aqui, como noutros casos, devia valer aquela célebre frase de Voltaire (cito de cor): “Posso não concordar com o que dizes, mas lutarei até ao limite para que o possas dizer”.
No caso dos grupos anti-sistema, tenho quase a certeza de que concordam com pontos de vista de Rouco Varela, não certamente na moral sexual, mas sim nas questões económicas, se tivermos em conta que a Igreja defende o destino universal dos bens, a globalização controlada, a participação dos mais desfavorecidos, a opção pelos mais pobres…
É caso para pensar que aos protestantes se pode aplicar a seguinte frase: “Até podemos pensar como o cardeal, mas lutaremos até ao fim para que ele não se expresse”.
Sem comentários:
Enviar um comentário