William Temple (15 de Outubro de 1881- 26 de Outubro de 1944) foi Arcebispo de Cantuária, Primaz da Igreja Anglicana, depois de ter sido Bispo de Manchester (1921-29) e Arcebispo de York (1929-42). É venerado na Igreja Anglicana no dia 6 de Novembro. Distinguiu-se como paladino do cristianismo social, relacionando-se com os trabalhadores e escrevendo vários livros sobre a temática. Aliou-se a rabis para combater o anti-semitismo na época da II Guerra Mundial e foi o primeiro Arcebispo de Cantuária a estar num campo de batalha desde a Idade Média ao visitar a Normandia (França), onde combatiam milhares de soldados ingleses.
Escreveu um dia que “a Igreja é a única sociedade que existe para o benefício dos que não são seus membros” – coisa que o nosso tempo tem dificuldade em entender (e os católicos também não explicam lá muito bem).
Mas se recordo aqui William Temple é porque há algum tempo dei com uma referência a este arcebispo num livro de Juan Tamayo-Acosta. Diz o teólogo espanhol que o arcebispo anglicano deu uma definição mordaz e sarcástica do teólogo, mas que é preciso ter em conta: “é a pessoa muito sensata e sisuda que passa toda uma vida cercada de livros tentando dar respostas exactíssimas e precisas a perguntas que ninguém coloca”.
Sem comentários:
Enviar um comentário