A vida: que sentido?
Roland Minnerath
Gráfica de Coimbra 2
168 páginas
“Porque haveríamos de mandar sempre para debaixo do tapete as questões essenciais da existência? Não temos nós dois mil anos de história a darem-nos respostas amadurecidas e ajustadas?”
Estas questões surgem quase no fim de “A vida: que sentido?”, mas estão implícitas em todo este livro. Na verdade, “as questões acerca do sentido da vida, que tentemos a esconder dentro de nós e a deixar sem resposta, perseguem-nos, quer queiramos quer não. São a expressão autêntica do nosso ser (…)”.
Resultado de uma série de conferências em 2006, na catedral de Dijon, onde o autor é arcebispo, este livro faz um percurso de perguntas e respostas da origem (“Criou Deus o mundo?”, pág. 9) à meta (“Terá a história um sentido”, pág. 125). As respostas são sempre tecidas com vários fios – Bíblia, Teologia, História, Ciência –, o que faz deste livro um bom exemplo do diálogo fé/cultura.
Arcebispo de Dijon desde Março de 2004, D. Roland Minnerath é membro da Academia Pontifícia das Ciências Sociais e da Comissão Teológica internacional. Em português, também na Gráfica de Coimbra 2, publicou “Para uma ética social universal”.
Sem comentários:
Enviar um comentário