sexta-feira, 23 de abril de 2010

Filme de Moretti sobre o Papa no fim do ano


Nanni Moretti em "Caos Calmo"

O Papa deprimido de Moretti deverá chegar às salas entre Dezembro de 2010 e Março de 2011. Vem no “Ípsilon” de hoje (suplemento do "Público" à sexta-feira). O filme fala de um Papa que no momento da eleição fica com dúvidas e é atendido pelo psiquiatra (Moretti). Deste filme já falei aqui.

O que a notícia do Ípsilon acrescenta é que Moretti submeteu o argumento de Federica Pontremoli e Francesco Piccolo ao presidente do Conselho Pontifício da Cultura, Gianfranco Ravasi. "Estava curioso para saber a opinião dele, mas não precisava de aprovação. O filme ter-se-ia feito de qualquer maneira", diz Moretti. Fez-se, aliás, sem a autorização da Santa Sé para que as cenas fossem rodadas no Vaticano. Moretti acabou por filmar no Palácio Farnese, a embaixada francesa em Roma, belíssimo edifício quinhentista projectado por Miguel Ângelo (onde o realizador encontrou "uma espécie de miniatura do Vaticano, um Vaticano mais sóbrio"), e na Villa Médicis, sede da Academia Francesa. A Capela Sistina, essa, teve mesmo de ser reconstituída nos estúdios da Cinecittà. Copiei a notícia daqui.

Se o filme “Habemus Papam” for tão bom como "Caos Calmo", que passou há dias na RTP2, é mesmo muito bom.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...