sábado, 3 de outubro de 2009

3 de Outubro de 1863. O dia de acção de graças passa a ser a última quinta de Novembro

No dia 3 de Outubro de 1863, Abraham Lincoln proclama como dia de acção de graças a última quinta-feira de Novembro. Decorria a guerra civil, mas o presidente dos EUA apontava “grandes coisas”,“graciosas dádivas do Deus Altíssimo”, como a “bênção dos campos frutíferos e dos céus saudáveis” e o “avanço dos exércitos da União”, para que todos comemorassem, em uníssono, um dia de agradecimento.

Para a fixação presidencial do dia contribuiu a influência da jornalista Sarah Josepha Hale (proclamação de Lincoln aqui).

Segundo a lenda, o dia começou a ser celebrado logo em 1621 pelos puritanos, após as boas colheitas de Outono, mas não havia dia fixo. A festa tem, sem dúvida, algumas semelhanças bíblicas com a Festa das Colheitas.

Actualmente o dia de Acção de Graças (Thanksgiving day) celebra-se na quarta quinta-feira de Novembro (há novembros que têm cinco quintas-feiras). A sexta-feira seguinte é a Black Friday – o dia de início da época natalícia de compras, o dia de maiores compras nos EUA.

No Canadá, o dia de Acção de Graças é na segunda segunda-feira de Outubro.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...