terça-feira, 27 de outubro de 2009

27 de Outubro de 312. Constantino lê numa visão “In Hoc Signo Vinces”


Na tarde de 27 de Outubro de 312, quando se preparava para um combate contra Maxêncio, que também queria ser imperador de Roma, o pagão Constantino teve uma visão. As letras gregas XP (Qhi e Ró) aparecem entrelaçadas com uma cruz, juntamente com a frase “In Hoc Signo Vinces” (“Sob este sinal vencerás”). No dia seguinte, perto da Ponte Mílvia (sobre o Tibre, em Roma), derrota Maxêncio.
Constantino entra em Roma a seguir, onde é aclamado como o único Augusto.
O Senado atribui a vitória a “uma divindade”. Pouco depois, Constantino ordena o fim de todas as perseguições aos cristãos (na Britânia, na Gália e na Hispânia, onde Constanino já antes era reconhecido como “pequeno César”, desde 306 que havia liberdade religiosa).
Ainda que historiadores apontem outro contexto para a visão (Lactâncio diz que foi durante um sonho; Eusébio de Cesareia conta que a visão contra o Sol aconteceu em determinado dia e a explicação do significado, por Cristo, na noite seguinte, durante um sonho), esta foi, provavelmente, a visão que mais influenciou o decurso da história.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...